EXCON TÁPIO 2023

Excelência em treinamento: Autoridades militares visitam EXCON Tápio 2023

Autoridades enfatizaram a importância da preparação conjunta para a missão das Forças Armadas Brasileiras
Publicada em: 25/08/2023 09:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

O Exercício Conjunto Tápio 2023 está em andamento na Base Aérea de Campo Grande (BACG), trazendo à tona a demonstração de prontidão e cooperação das Forças Armadas do Brasil. Durante a segunda semana de atividades, denominada 'Resgate', o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, e o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, visitaram o cenário onde ocorrem diversas ações militares do EXCON Tápio 2023.

Ao chegar a Campo Grande, os militares participaram de uma apresentação ministrada pelo Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar  Eric Breviglieri sobre os conceitos, os objetivos e as ações realizadas no Exercício. Assim, a presença do Comandante de Preparo reforçou a relevância desse treinamento conjunto, que visa aperfeiçoar e nivelar o conhecimento de mais de 700 militares brasileiros e estrangeiros. 

“A sinergia e a comunicação são elementos cruciais para o sucesso em qualquer operação conjunta. O EXCON Tápio 2023 oferece uma plataforma única para aprimorar essas habilidades e fortalecer os laços de cooperação entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. Muitas missões têm a participação de militares das três Forças, como exemplo, as que ocorrem com o Guia Aéreo Avançado. Assim, essa interoperabilidade é fundamental”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro Almeida. 

A comitiva pôde acompanhar todas as ações desenvolvidas na Célula Cenário, um centro de operações que controla todo o exercício e apresenta uma perspectiva dinâmica, realista e estruturada ao mostrar a atuação dos militares nas atividades de treinamento real.

Como parte da comitiva, o Comandante Militar do Oeste, General Baganha, destacou o fato de exercícios como esse serem uma oportunidade ímpar de se treinar, conjuntamente, o emprego das ações das Forças Armadas. "No cenário moderno, altamente volátil, tecnológico e informacional, não se pode prescindir de ter todas as Forças Armadas atuando integradamente. E só conseguimos atingir esse conhecimento mútuo ao realizarmos exercícios dessa natureza", concluiu.  

Fase de resgate

Na segunda semana, as atividades do Exercício Conjunto Tápio 2023, foram desenvolvidas para a fase de Resgate. As equipes desempenharam um papel fundamental visando o resgate e a recuperação de militares em situações de perigo. Essa fase estratégica concentrou esforços em garantir a segurança dos combatentes e em levá-los de volta à base de maneira eficaz e protegida. Assim, situações adversas foram simuladas com a intenção de treiná-los para atuar em áreas de conflito e operações reais. 

 

Clique aqui e assista ao vídeo da visita de autoridades militares à EXCON Tápio 2023.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento André Souza/ CECOMSAER